segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Fantástico revela esquema que desviou mais de R$ 200 milhões na Paraíba

O Repórter Secreto do Fantástico noticiou ontem à noite as investigações de um esquema que envolve mais de 80 cidades da Paraíba e que desviou mais de R$ 200 milhões dos cofres públicos. As irregularidades aconteceram na licitação de obras feitas por prefeitos e gente ligada às prefeituras. 

Em seis municípios (Cachoeira dos Índios, Monte Horebe, Marizópolis, Cajazeiras, Joca Claudino e Bernardino Batista, o empresário Francisco Justino, em delação premiada ao Ministério Público Federal, revelou como teriam se dado as fraudes.

Ele criou duas empresas e conseguiu participar de 177 licitações de prefeituras paraibanas: "Eu ganho, mas não executo a licitação. Empresto a firma para eles executarem. 

Quem executa é o prefeito, com o maquinário, o material e o pessoal da prefeitura", disse o empresário, acrescentando que ele costumava sacar o valor do pagamento, reter sua parte e dos impostos e repassar o resto a pessoas de confiança dos prefeitos, responsáveis por entregar o numerário aos gestores envolvidos nas fraudes.

O esquema está sendo investigado pelo Ministério Público Federal, Gaeco, CGU e Polícia Federal na Operação Andaime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário