quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Técnicos de Ater das regiões Norte e Nordeste participam de oficina de qualificação na Paraíba

Técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) das Superintendências Regionais do INCRA na Paraíba, Amazonas, Pará (Santarém), Sergipe, Rondônia, Distrito Federal e entorno participaram da Primeira Oficina para Qualificação dos projetos Terra Sol, na Paraíba. O evento foi realizado de terça-feira (13) a quinta-feira (15), em Campina Grande, a 121 quilômetros da capital João Pessoa.

Além de 12 técnicos e coordenadores de Ater, a oficina contou a presença de representantes das entidades contratadas pelo INCRA/PB para prestar assistência aos assentamentos: Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão (Caaasp), Cooperativa de Prestação de Serviços de Reforma Agrária (Cooptera).

Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral Sul Paraibano (Coasp),Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), Associação Centro de Capacitação João Pedro Teixeira (ACCJPT) e Instituto Penha e Margarida de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultural.

O encontro também contou com participação de membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Paraíba e Sergipe. O evento teve ainda a presença de representações da Incubes (Incubadora de Empreendimentos Solidários) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Frei Beda de Desenvolvimento Sustentável, que desenvolve ações em áreas de assentamentos do Alto Sertão paraibano. Organização.

A organização foi da coordenação de Ates do INCRA/PB e Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS) - contratado pelo INCRA/PB para promover a articulação institucional e assessoria técnico-pedagógica às equipes que prestam assistência técnica aos assentamentos.

Um dos pontos principais do encontro foi buscar por novos resultados e melhorias no desenvolvimento de ações que estão sendo planejadas e executadas pela equipe de Ates. Outro objetivo foi discutir as ações do Programa Terra Sol e a troca de experiências exitosas entre os estados, além de estabelecer diálogo com gestores de políticas públicas estaduais para futuras parcerias. Resultados de ações.

Durante as atividades, foi realizada a apresentação dos resultados alcançados nos últimos trabalhos desenvolvidos. Entre eles, estão à formação e capacitação e monitoramento das equipes técnicas, amostra das relações de planejamento das ações nos núcleos de território, aprimoramento de sua comunicação e marketing e melhoria na sistematização de processos.

Ao longo das atividades foram desenvolvidas ações, a exemplo de formação e capacitação, elaboração de projetos, capacitação em cadastro único, articulações institucional com Prefeituras Municipais e Institutos de Educação Federal (IFPB), articulações de tecnologias promovidas pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), e parceria com a Articulação do Semiárido (ASA/PB) e as Sementes da Paixão.

Na quinta-feira (15), a última atividade da oficina reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes do INCRA, entidades e convidados que discutiram programas e as políticas públicas do Governo Estadual da Paraíba e Governo Federal. As discussões serviram para indicação de futuros projetos e parcerias direcionadas aos assentamentos da reforma agrária.

Participaram da mesa de discussões, representantes da Secretária Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária da Paraíba Projetam de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) - resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento.

Agrícola Incubador de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), projetos Cooperar e Empreender do Governo da Paraíba e Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário/DF. Terra Sol.

O Terra Sol é um programa de fomento à agroindustrialização e à comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica, além de gestão e implantação/recuperação/ampliação de agroindústrias.

Atividades não agrícolas - como turismo rural, artesanato e agroecologia - também são apoiadas. A ação foi criada em 2004 e faz parte do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e do Plano Plurianual (PPA) que define os programas prioritários do Governo Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário