quarta-feira, 1 de abril de 2015

Projeto que incentiva a leitura é lançado neste sábado, 4, em João Pessoa

A Porta do Sol - Projetos Culturais executa o Projeto Leitura Livre

De acordo com a 3º edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2012 pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o brasileiro lê em média quatro livros por ano e completa a leitura de apenas 2,1 desses.

Com o objetivo de contribuir para a mudança dessa realidade em João Pessoa, será lançado neste sábado, 4, às 10h, no Shopping Tambiá, o Projeto Leitura Livre, com a participação da Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena.

Promovido pela Porta do Sol – Projetos Culturais, com apoio do Ministério da Cultura, uma estante contendo livros de diversas temáticas será instalada no local para que as pessoas possam pegar um exemplar e levá-lo para casa.  

Segundo a coordenadora da Porta do Sol, Valeska Asfora, esse é um importante movimento de revalorização da leitura, sobretudo, no quesito da sedução do objeto livro: “Estamos proporcionando para as pessoas acesso ao produto e liberdade de escolha, e isso é feito através da instalação das estantes em locais públicos, de fácil acesso e de grande circulação”.

Essa experiência, inédita em João Pessoa, já existe em outras capitais brasileiras, porém, o diferencial aplicado pela Porta do Sol é que o livro é entregue gratuitamente. “Em algumas cidades, os livros são disponibilizados a um preço popular, mas nós queremos promover a circulação do livro e da leitura, por isso optamos em oferecê-lo de forma gratuita, e assim também incentivamos a troca e doações de livros”.

Para a inauguração da primeira estante, que ficará localizada na Praça de Eventos do Shopping Tambiá com banners de sinalização e explicando como funciona a ação, a Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena fará uma apresentação especial voltada para a importância do hábito da leitura.
As pessoas que tiverem interesse em pegar um dos livros da estante poderão fazê-lo livremente. “Basta se aproximar da estante, escolher o livro e levá-lo para casa. A pessoa também pode devolvê-lo, ou passar adiante”, explicou Valeska Asfora. Outras estantes e doações:

Nos próximos dias, o Projeto Leitura Livre irá inaugurar mais três estantes em pontos estratégicos da Capital paraibana, entre elas, no Ponto de Cultura Porto do Capim, localizado na comunidade do Porto do Capim. Que também faz parte das ações da Porta do Sol – Projetos Culturais.

“O livro não é para ser lido apenas como obrigação, e aqui falo daqueles usados para a formação dos estudantes. Estaremos oferecendo exemplares da literatura brasileira, livros de autores estrangeiros, e de estilos e temáticas diversas. Livros para todas as idades e gostos”, destacou um dos diretores da Porta do Sol, André Aguiar.

Para manter o projeto em plena atividade, a captação dos livros é feita através de doações, e pontos de coleta serão criados e espalhados pela cidade. Assim como as estantes, os cestos de coleta de livros estarão devidamente sinalizados.

E pede-se apenas que não sejam doados livros técnicos. Os locais de coleta serão preferencialmente nas escolas, faculdades, cafés, espaços de atividades culturais, e locais de grande circulação.

Doações também poderão ser feitas através de um contato prévio pelo e-mail ongportadosol@gmail.com, ou na página no facebook: Porta do Sol - Projetos Culturais. Porta do Sol – Projetos Culturais:

A Porta do Sol-Projetos Culturais, criada em 2010, retomou suas atividades, com uma nova coordenação. Iniciou suas atividades em 2012, com foco nas atividades culturais em torno da educação, sendo um trabalho feito principalmente através da arte, leitura, literatura e música.

Em 2013 realizou oficinas de educação através da arte, organizou e executou o projeto “Caravana Cultural Brincantes sem Fronteiras”, reunindo grupos de brincantes e resgatando esta cultura.

Percorrendo diversas cidades do interior paraibano com espetáculos e oficinas, projeto incentivado pelo Fundo de Incentivo a Cultura – FIC da Secretaria de Cultura/Governo do Estado da Paraíba.

No mesmo ano, deu inicio ao “Projeto Varal de Leituras”, uma experiência que pretende incentivar a leitura para crianças moradoras de comunidades.

No ano de 2014 a organização foi uma das contempladas para compor a rede de Pontos de Cultura do município, através de convênio Ministério da Cultura e Fundação Cultural de João Pessoa, dando inicio as atividades do Ponto de Cultura Porto do Capim, na Comunidade de mesmo nome, localizada no centro de João Pessoa.

Fonte: Imagística Comunicação e Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário