quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PT/PB e CUT/PB realizam debate em comemoração aos 35 anos de fundação do partido

Por, Dani Rabelo

Evento acontece neste sábado, 28, com a presença de representantes dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos, além da militância.

No dia 10 de fevereiro o Partido dos Trabalhadores (PT) completou 35 anos de fundação, e na Paraíba, a data será lembrada neste sábado, 28, através do debate “Os desafios do PT para as próximas décadas”.

O evento, realizado em João Pessoa pelo PT e Central Única dos Trabalhadores (CUT), acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Beira Rio), a partir das 9h, com a presença da senadora do Rio Grande do Norte, e vice-presidente nacional do PT, Fátima Bezerra, e o diretor executivo da CUT Nacional, Quintino Severo.

Além do debate será oferecido um café da manhã para os presentes, e de acordo com o presidente estadual do PT, Charliton Machado, estarão na atividade militantes de todo o estado, representantes de diversos movimentos sociais, sindicatos, membros de partidos políticos e pessoas de destaque da sociedade civil.

“O PT nasceu durante a ditadura, e a sua história está ligada diretamente aos movimentos sociais e aos sindicatos, em especial a CUT, e por isso queremos debater com eles os desafios que estamos enfrentando e os que ainda iremos enfrentar.

Sabemos o que já fizemos, e sabemos que podemos fazer ainda mais. Estaremos lembrando os 35 anos da fundação de um partido que mudou a realidade de milhões de pessoas”, destacou.

O partido é fruto da aproximação dos movimentos sindicais, a exemplo da Conferência das Classes Trabalhadoras (Conclat) que veio a ser o embrião da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Para a vice-presidente do PT/PB, Giucélia Figueiredo, o PT não só mudou a vida dos brasileiros e das brasileiras, mas também mudou o rumo do país: “Internamente, fizemos um trabalho de inclusão social, investimos na educação, aumentamos a oferta de empregos, elevamos o valor do salário mínimo.

Promovemos a cidadania através do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida, no entanto, também devemos destacar que diminuímos consideravelmente o endividamento do país, reduzimos a inflação, e se antes pedíamos dinheiro ao FMI, hoje pagamos o FMI e temos reservas internacionais”. 
  
 Com mais de um milhão e setecentos mil filiados em todo o País, o PT está organizado em mais de cinco mil municípios brasileiros. É o único partido no Brasil que realiza eleições diretas para todos os cargos da direção partidária, em todo o nível – municipal estadual e federal – através do Processo de Eleições Diretas (PED), que ocorre a cada quatro anos.

O PT participou com candidatura própria de todas as eleições para a presidência da república, e em 2002, pela primeira vez na história do Brasil, um operário recebeu a faixa de presidente, o  metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva. Também fica na história do PT a eleição, e reeleição, da primeira presidenta do país, Dilma Rousseff.

Nos últimos doze anos, o partido implantou no país ações que resultaram em transformações histórias; entre elas: geração de mais de 21 milhões de empregos; retirada de 36 milhões de pessoas da miséria; aumento real do salário mínimo de 72%; aumento no investimento público na área da educação (de 4,8% para 6,4% do PIB).

Criação do Prouni (mais de 1,5 milhão de jovens foram para a universidade); a população com conta bancária cresceu (passou de 70 milhões para 125 milhões).

O Minha Casa, Minha Vida entregou mais de 2 milhões de moradias; o Mais Médicos possui mais de 9 mil médicos, que estão distribuídos em 3.101 cidades e 32 distritos indígena. 

Fonte: Imagística Comunicação e Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário