quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Severinos e Severinas fazem chover sonhos e esperanças no Sertão

Rachel Pinto - comunicadora popular da ASA; Feira de Santana – BA; Na escola Roque Miranda Carneiro, na zona rural de Riachão do Jacuípe toda sexta-feira é dia de ouvir histórias | Foto: Rachel Pinto

A aula começa e o livro escolhido para o dia é o livro Severino faz Chover da autora Ana Maria Machado que conta a história de Severino um menino que morava em um lugar muito seco e árido e onde tudo murchava, menos a sua alegria e esperança de viver. E assim, como Severino, ninguém ali se vê triste, como é transmitido na maioria das vezes pelo veículos tradicionais de comunicação.

Ali todo mundo é feliz e acredita na existência de um semiárido viável e possível. E é o prazer pela leitura o responsável por essa visão de mundo, pela valorização da autoestima e da identidade. Os livros trabalhados pelo Baú de Leitura têm esse olhar de reconhecimento e valorização das pessoas e da realidade em que vivem.

Na escola Roque Miranda Carneiro, comunidade de Malhador, município de Riachão do Jacuípe, o clima de alegria se espalha porque é sexta-feira, dia de aula do Baú de Leitura. É o dia mais esperado por todos os alunos e alunas.

Nesse dia a professora Maria Helena Carneiro e o professor Fábio Geovane Carneiro usam toda a sua criatividade e o amor pela educação para despertar nas crianças o gosto e o prazer pela leitura.

Assim, como outros 1.500 professores/as passaram pelo processo de formação do Projeto Conhecer Analisar e Transformar (CAT) que surgiu com a necessidade de melhorar a qualidade da educação nas escolas do campo no Semiárido baiano.

A aula da escola Roque Miranda Carneiro não se encerra nas dependências da escola. Ela ultrapassa os muros e chega à comunidade, alcança as famílias e todas as pessoas que acreditam na construção de um mudo melhor através da educação de qualidade e que a leitura é um dos caminhos para o aprendizado e o desenvolvimento.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário