quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Orçamento Democrático Estadual (ODE) e a reeleição do Governador Ricardo Coutinho PSB

A democracia participativa tem sua digital bem gravada no resultado das eleições, na Paraíba. Ricardo Coutinho implantou o Orçamento Democrático, nos primeiros dias da sua primeira gestão, oportunizando vez e voz aos paraibanos de nossos 223 municípios, nas 14 regiões administrativas do Estado.

Desde então, em 2011, esse instrumento de diálogo permanente entre a sociedade civil e a administração foi responsável por importantes ações governamentais, em obras e serviços de interesse coletivo regional, em estrito respeito às demandas apontadas pela população, em 63 plenárias de audiência pública com o governador.

 Ricardo fez questão de, pessoalmente, participar de todos esses eventos, algumas vezes até tendo que ouvir impropérios, porém sem jamais se negar a escutar tudo e responder a todos, mas todos, mesmo.

A sedimentação dessa conquista paraibana foi decisiva no reconhecimento aos incontáveis investimentos públicos, nas cidades e na zona rural, atendendo às necessidades mais prementes, contemplando, desse modo, a melhoria da qualidade de vida de quem realmente mais carecia de atenção governamental.

Parceiros aliados nessa conquista, os conselheiros do OD Estadual foram agentes multiplicadores da importância do modelo de gestão então inaugurado, fortalecendo a premissa de empoderamento popular, que somente foi possível graças à decisão de um governante que tomou a iniciativa de governar com a participação decisiva da população que o elegeu. 

Aliás, o Orçamento Democrático é a própria digital desse governante destemido, audaz, realizador e, acima de tudo, compromissado com a promoção da cidadania dos seus conterrâneos. (Germano Barbosa)

Como conselheiro Regional representando o meu município de Aroeiras, me sinto honrado por fazer parte dessa mudança que está levando o nosso estado da Paraíba a escrever uma nova história participava, eu, João Ribeiro Alves (João do Violão Presidente do PT de Aroeiras e Conselheiro Regional do  “ODE” e membro da comissão municipal da ASA PB contribuindo no projeto um milhão de Cisternas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário