sábado, 30 de agosto de 2014

Intercâmbio estadual promove troca de saberes entre agricultores/as

Rossana Andrade - comunicadora popular da ASA; Agricultores e agricultoras em intercâmbio | Foto: Rossana Andrade; Assis da Roça em programa de rádio | Foto: Rossana Andrade

Agricultores e agricultoras dos municípios de Conceição do Canindé, Simplício Mendes e Campinas, no Piauí, beneficiados pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Asa Brasil, participaram nos dias 21, 22 e 23 do intercâmbio interestadual na cidade de Araripina.

Pernambuco, onde foram recebidos pela ONG Chapada. Na oportunidade o grupo de 50 pessoas participou de palestras educativas, conheceu experiências agroecológicas nos municípios de Araripina e Ipubi e visitou a Feira Agroecológica de Araripina. 

Além disso, em Ibipubi, os agricultores também visitaram a Unidade de Beneficiamento de Polpas de Frutas da Serra da Baixa, onde conheceram a tecnologia que os agricultores da região utilizam para captação de água na cisterna calça.

 Para o agricultor Raimundo de Salinas, da comunidade Lagoa Redonda, município de Campinas/PI, o intercâmbio foi uma experiência enriquecedora. “O encontro lá pra mim foi muito importante, a gente saiu com mais vontade de se motivar no movimento social.

O que me surpreendeu muito foi o maracujá sem agrotóxico que aqui tem gente que diz que maracujá só bota se tiver agrotóxico, negativo, pode plantar que é certeza que dá certo. Foi tudo muito bom.

É muito importante esse tipo de evento porque às vezes a gente tá desmotivado e quando a gente faz um intercâmbio desses a gente volta pra nossa comunidade com outra força de resistência pro trabalho”, destacou ele. 

O coordenador da equipe Francisco de Assis, conhecido como Assis da Roça, durante entrevista à rádio Chapada do Araripe, destacou a importância desse tipo de encontro para os agricultores. “Esse contato entre agricultores de estados diferentes é muito importante para o aprendizado deles.

 Nesses intercâmbios eles conhecem novas experiências e tecnologias e trocam conhecimentos. Além disso, eles adquirem um conhecimento maior sobre a agroecologia, que é fundamental para a agricultura familiar não só pelo benefício econômico mas também pela qualidade de vida que proporciona”, esclareceu Assis. 

Os intercâmbios interestaduais fazem parte das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da ASA e têm o objetivo de promover a multiplicação de experiências e a troca de saberes entre os participantes.

Nos municípios de Conceição do Canindé e Simplício Mendes o programa é executado pela Obra Kolping do Piauí, UGT de Oeiras e tem o apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte:http://www.asabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário