domingo, 1 de junho de 2014

Comissões municipais do sertão paraibano recebem capacitação do P1+2

Capacitação reuniu participantes de três municípios | Foto: Mayana Cibele; Mayana Cibele - Comunicadora popular da ASA.

Pombal – PB. Nos dias 23 e 24 de maio, a ASPA realizou uma capacitação com as Comissões Executivas Municipais (CEM) que integram a ASA nos municípios paraibanos de Pombal, Riacho dos Cavalos e Sousa. 

Além dos representantes das instituições, estiveram presentes também acadêmicos da área de agronomia. O encontro aconteceu no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Pombal.

A capacitação teve como palestrante o coordenador do P1+2 pela ASPA, Eudes Costa, que apresentou a ASPA, a ASA e as ações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). No decorrer do debate, abriram-se alguns questionamentos sobre a dinâmica de trabalho e como a comissão age localmente dentro do P1+2.

Nesse contexto, foi gerado um questionamento em grupo sobre o papel da CEM, seus desafios e ameaças, as mudanças e os avanços dela dentro das comunidades e nas políticas públicas.

Na dinâmica, podermos ouvir o depoimento de Maria de Lourdes, representante do STTR Pombal. “Uma das grandes ameaças são as cisternas de plástico e os interesses das politicas partidárias, mas podermos citar muitas mudanças e avanços, como o melhor aproveitamento da agua da chuva a capacitação dos agricultores e agricultaras com os cursos de Gestão da Água para Produção de Alimentos (GAPA), dentre outros”.

No segundo dia de encontro houve a exibição do vídeo “O Veneno está na mesa 2”, onde todos puderam debater e fazer uma análise de como utilizar essas ações no dia do trabalho no campo.

Assim foi iniciada uma discursão entres agricultores e agricultoras e colaboradores do P1+2, de como combater as pragas de uma forma natural, sem o uso de agrotóxicos.

 Para enriquecer o diálogo, seu Francinildo de Assis, contou que não fez uso de pesticidas em suas plantações e obteve um resultado ao contrário de seu pai. O pai de Francinildo fez uso de pesticidas e não teve uma colheita tão boa.Assim, as trocas de experiências vão passando de pai para filho ou de filho para pai.

Os municípios participantes foram comtemplados com 303 implementações pelo P1 + 2, sendo 147 cisternas-calçadão, 116 cisterna-enxurrada, seis barragens-subterrâneas e 34 barreiros-trincheira.

Fonte: www.asabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário