segunda-feira, 30 de junho de 2014

Agricultores de Aroeiras-PB participam de formação sobre manejo de produção

Suzana Nascimento - Comunicador popular da ASA, Aroeiras – PB

Entre os dias 25 a 27 de junho foi realizado, na comunidade do Bernardo, em Aroeiras, na região do Agreste Paraibano, o encontro de formação sobre o Sistema Simplificado de Manejo para Produção (SISMA). 

Participaram cerca de 40 famílias que conquistaram a tecnologia de captação de água do programa Uma Terra e Duas Águas (P+2). O Sisma tem como objetivo discutir e motivar os agricultores e agricultoras a criar novos hábitos de manejo de produção a partir dos princípios agroecológicos.

Na manhã da última quarta-feira, 25 de junho, a formação iniciou com a metodologia do carrossel de experiências no qual foi feito um resgate do que foi visto na última formação que as famílias participaram do Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos (GAPA). Os participantes foram divididos em grupos para discutir os cartazes produzidos coletivamente e expostos na dinâmica.

No segundo momento foi exibido o vídeo “Agrotóxicos: A Agricultura da morte” de Silvio Tendler, que impulsionou um debate sobre os riscos de usar insumos químicos na produção. Durante a discussão, a agricultora Maria José do Nascimento, moradora da comunidade de Massaranduba, conta que já possui hábitos agroecológicos fazendo o biofertilizante para acabar com a lagarta do milho, “eu fiz a experiência e o resultado foi positivo” comentou.

A Formação foi facilitada por Madalena Medeiros, coordenadora do P1+2 no Centro de Ação Cultural (CENTRAC). No último dia de formação, os agricultores e agricultoras passaram para a parte prática, onde trocaram receitas sobre como fazer biofertilizantes para utilizarem em suas produções.

O Sisma faz parte do processo de formação que envolve as famílias que conquistaram as cisternas de enxurrada ou calçadão. Os agricultores também irão participar de intercâmbios para conhecer as experiências de famílias agricultoras que já possuem suas implementações para conhecer os seus sistemas de produção e trocar conhecimentos sobre como estão produzindo.

O P1+2 é um programa que viabiliza as tecnologias de capacitação de água para agricultores do semiárido através da Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa Brasil), este programa é financiado pela Fundação do Banco do Brasil. Serão 450 cisternas construídas na região de atuação do CENTRAC.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário