sábado, 28 de junho de 2014

A lição de uma vaia a Dilma

Editorial do jornal Brasil de Fato

As vaias que a presidenta Dilma Rousseff recebeu na abertura da Copa, em 12 de junho, na presença de inúmeros chefes de Estados e transmitidas pelas redes de televisão ao mundo todo, revelam aspectos do que temos em nosso país.

Vaiar autoridades em eventos que reúnem multidões – de futebol ou de shows musicais – não é nenhuma novidade em nosso país ou em qualquer outro lugar do planeta. No entanto,há singularidades nos xingamentos que atingiram a mulher, a mãe e avó que, por decisão da maioria da população brasileira, ocupa atualmente o cargo de presidenta da República e, nessa condição, assistia a partida de futebol.

A mídia noticiou que a vaia – ou melhor, o xingamento – começou na área VIP do estádio e, precisamente, com uma colunista social do jornal O Estado de S. Paulo, presente no camarote do Banco Itaú.O coro do “Ei Dilma, vá tomar no c...” foi promovido pela elite branca,na certeira definição do ex-governador Cláudio Lembo, presente e representada no estádio. Uma elite endinheirada,que se regozija com férias em Miami e no parque Walt Disney.

Rica, mas desprovida de educação,civilidade e, mais ainda, de valores democráticos. Não se dão conta de que os tablets que portam retratamos senhores-de-engenho, dos quatro séculos de trabalho escravo em nosso país.O tucano Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB), que sonham em eleger-se para o cargo ocupado hoje pela Dilma, trataram de tirar proveito político e eleitoral do ato vergonhoso, dizendo que a presidenta estava sitiada e aquele era um sentimento generalizado no país.

 O jornalista Juca Kfouri, um dos primeiros a condenar os xingamentos, foi ouvir os voluntários e trabalhadores presentes no estádio, e estes se somaram aos que criticaram as vaias.Assim, talvez Aécio Neves esteja certo quando diz que a presidenta está sitiada e só pode aparecer em público bem protegida. Para ele, o povo brasileiro se resume à elite endinheirada.

E certamente FHC não está protegido quando sai a público... Na Academia Brasileira de Letras e nas convenções do PSDB. O candidato tucano disse ainda que “Dilma colheu o que plantou”. Foi lembrado pelo jornalista Renato Rovai que, em 2007 num jogo entre Brasil e Argentina, o mineirão lotado gritou: “ôôô Maradona, vai se f... o Aécio cheira mais que você!”.

E agora Aécio? Mas, talvez nada seja mais emblemático do que o berço daqueles xingamentos raivosos. Tendo começado por uma colunista social do Estadão, convidada especial do Banco Itaú para assistir a partida no seu camarote,é a síntese de dois principais protagonistas das bandeiras conservadoras e neoliberais da política brasileira:a mídia e o sistema financeiro.

Ambos são privilegiadíssimos com as políticas do Estado, inclusive nos governos petistas, primeiro com Lula e agora com Dilma. Privilégios fiscais e verbas publicitárias, do governo e empresas estatais, enriquecem meia dúzia do núcleo duro da elite branca, que monopolizam a informação e nos devolvem um jornalismo que mente, omite, desinforma e confunde a opinião pública. Um jornalismo que não consegue distinguir o técnico da seleção brasileira de um sósia seu, como fez nessa semana que passou a Folha de S. Paulo e o O Globo.

Os bancos superam seus lucros estratosféricos a cada ano, num ranking não raramente liderado pelo Banco Itaú. Nele abrigam-se personagens importantes do catastrófico governo FHC, como o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan.

Insaciáveis nos lucros, em políticas que enriquecemos já ricos, sonham voltar ao governo para continuar a obra que está tão bem retratada nos livros A PrivatariaTucana, O Príncipe da Privataria e Operação Banqueiro, dos autores, respectivamente, Amaury Ribeiro Jr., Palmério Dória e Rubens Valete.

Os xingamentos raivosos vociferados pela colunista social, ávida por agradar seu patrão, o Estadão, e seu anfitrião, Banco Itaú, mostram que a elite branca não admite quaisquer políticas públicas, por mais tímidas que sejam, que beneficiem os pobres.

Já é hora de confrontar esses setores conservadores com mudanças mais profundas em nossa sociedade e na forma de governar o país. Iniciando com uma assembleia nacional constituinte exclusiva, que promova uma reforma política imprescindível para fortalecer a democracia participativa.

É necessário avançar e aprofundar o combate a desigualdade social e econômica existente em nosso país, começando pela taxação das grandes fortunas e sobre as heranças, como acontece nos países chamados de primeiro mundo.

A presidenta Dilma precisa estar ciente que a democracia exige políticas que promovam a democratização da comunicação. Não basta ter o controle remoto nas mãos. Igual às leis que aboliram a escravidão, seremos o último país do continente a ter uma lei sobre os meios de comunicação?

É preciso uma reforma agrária que promova a democratização da terra, a soberania alimentar do nosso país e um modelo de agricultura que priorize a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos.

E uma reforma urbana que combata a especulação imobiliária e elimine o vergonhoso déficit habitacional existente. Há também a necessidade, urgente, de uma política educacional e cultural de valorização dos direitos humanos e de combate a todas as formas de racismo e homofobia.

Mesmo com reformas como essas, ainda haverá xingamentos e falta de civilidade dos setores mais endinheirados dessa elite branca. Mas serão cada vez mais fracos e de poucos.


Fonte: http://altamiroborges.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário